Aconteceu nesta segunda-feira, dia 06 de Junho de 2022, na Academia de Bombeiro Militar de Minas Gerais,
ocorreu a aula inaugural do Curso de Uso do Fogo Técnico-Queima Prescrita, sendo uma parceria da Universidade Federal de Viçosa com o CBMMG, evento este que conta com o apoio técnico/financeiro da Fundação SALVAR. A duração do curso será de 56 horas, distribuídas em dois módulos, sendo um teórico e outro prático, com atividades em campo.
A contínua qualificação dos bombeiros militares é vista como essencial para oferecimento de serviço de excelência à sociedade mineira, conforme previsto como meta do Plano de Comando do CBMMG. Esta primeira ação de formação e capacitação, pioneira em todo o Brasil no formato proposto, pretende levar o conhecimento científico e técnico aos militares, àqueles que diariamente lutam pela defesa e conservação da natureza e dos seus valores.
A queima prescrita consiste no uso planejado do fogo em condições ambientais favoráveis à satisfação dos objetivos de gestão previamente identificados, constituindo uma ferramenta muito eficiente quando utilizada de maneira correta.
Estas ações em parceria entre duas entidades reconhecidas nacionalmente, com certeza serão agregadoras para o desenvolvimento de projetos futuros no âmbito da investigação científica e na formação visando a defesa da floresta e o combate aos incêndios florestais.
O curso será ofertado para 20 militares do CBMMG de todo o Estado de Minas Gerais, especialistas na área de combate a incêndios florestais. O ensino é ministrado por professores do Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso e da Universidade Federal de Viçosa.
FONTE/FOTOS: Academia de Bombeiros Militar de Minas Gerais